
PIBID IF GOIANO
CAMPUS CERES
SUBPROJETO BIOLOGIA



MARKET
Ebola
O trabalho contou com a orientação do Professor e supervisor de PIBID - Biologia Thiago Qualhato, e teve como Co-orientador o bolsista do PIBID - Biologia Ramon Oliveira, e as orientandas Keren Rosa, Lara Magalhães e Kárita de Paula que cursam o 1º Ano do Cusro Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
O objetivo do trabalho foi esclarecer ao público as enfermidades relacionadas a doença Ebola, que já se tornou uma epidemia e assim conscientizá-los em relação aos tratamentos necessários para os portadores. Foram realizadas análises em artigos científicos, livros e sites conceituados, onde por meio de banner, toda informação foi transmitida por explicações dialogadas com o público presente no evento.
Na foto o bolsita Ramon Augusto, e a orientandas Keren Rosa e Kárita de Paula.
XV Feira de Ciência e Tecnologia
A XV Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano - Câmpus Ceres aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de Outubro, e teve como tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", em conformidade à temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mas muito além disso: a escolha do tema demonstra a preocupação da Feira em distinguir e evidenciar a relação direta que existe entre a produção de ciência e tecnologia com a transformação social, o desenvolvimento humano e a inclusão.
O evento foi voltado a estudantes da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, escolas estaduais e municipais e demais instituições de ensino e de pesquisa gerais de todo o país. A XV FCT também almeja a participação de professores, pesquisadores, além de profissionais de empresas, indústrias, comércio e profissionais autônomos.
A XV Feira de Ciência e Tecnologia deste ano visa promover um espaço de divulgação e de desenvolvimento do pensamento técnico-científico com o tema Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento Social envolvendo os alunos e professores e bolsistas-PIBID Biologia do Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres, buscando sempre a integração com a comunidade. O evento pretendeu mobilizar os estudantes em torno de temas e atividades que abrangem Ciência, Tecnologia e suas implicações na sociedade, instigando a atitude científica, a sua divulgação, a inovação e o desenvolvimento.
Abaixo os trabalhos que tiveram a orientação dos supervisores e co-orientação dos bolsistas do PIBID - Biologia.

Apresentação de trabalho na XV Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano-Câmpus Ceres com o tema Utilização de Fungos em Ambientes Impactados com alunos Dienifer Samayra Penha Rodrigues Soares, Jordana Pereira de Freitas e Tiago Diniz de Jesus, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O projeto teve como orientador o supervisor Thiago Fernandes Qualhato e Co-orientadora bolsista do PIBID-BIOLOGIA Alinni Alves Fernandes.
Utilização de Fungos em Ambientes Impactados

Apresentação de trabalho na XV Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano-Câmpus Ceres com o tema “O Perigo que o Plástico Apresenta” com alunos: Geovana Cândida de Oliveira, Marcos Paulo Rodrigues dos Santos e Paulo César Oliveira de Freitas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
O Perigo que o Plástico Apresenta

O projeto horta orgânica: uma alternativa sustentável reutilizando garrafa pet foi realizado pelas alunas do curso técnico de informática, integrado ao ensino médio, Lauanne Cristina Nunes Martins, Kauanna de Paula Martins, Nayra Rayane da Silva, o orientador Thiago Fernandes Qualhato e a co-orientadora Camila Marques Franco bolsista do PIBID.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como e fácil ter uma alimentação saudável em casa, reaproveitando materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças, cultivando produtos orgânicos em garrafas PETS e auxiliando na preservação do meio ambiente. Reeducando e estimulando um estilo de alimentação saudável; identificar o valor nutricional e funcional dos vegetais na alimentação; demonstrando também o sistema de irrigação.
A experiência do plantio de hortaliças em garrafas PETS foi gratificante e nos proporcionou hábitos saudáveis, além de nos ensinar a respeitar a natureza, preservando, reciclando e incentivando essa prática desde os primeiros anos, para formar cidadãos conscientes e integrados com o meio onde vivem.
Horta Orgânica: Uma Alternativa Sustentável Reutilizando Garrafa Pet

Construindo um formigueiro, formigas: mocinhas ou vilãs? Foi realizado pelos alunos do curso técnico em agropecuária, integrado ao ensino médio Alexandre Iuen, Jhonathan Oliveira e Clésia Cristina, o orientador Thiago Fernandes Qualhato e a co-orientadora Camila Marques Franco bolsista do PIBID.
O presente trabalho teve como objetivo demonstrar por meio de um esquema prático o nascimento de uma colônia com suas organizações, a importância das mesmas, alimentação, seus principais predadores, ciclo de vida, relatar também as vantagens, desvantagens ocorrentes no mesmo. Utilizando-se diversos materiais como: um pote de vidro transparente, papelão, areia, gaze, sacola de papel, restos de verduras e frutas, água e algodão. O projeto nos permitiu uma integração significativa através da observação dos formigueiros, a espécie observada e muito prejudicial para a agricultura, visto que os seus formigueiros se encontram muito fundos, podendo durar de três a 20 anos.
Construindo um formigueiro, formigas: mocinhas ou vilãs?

O trabalho contou com a orientação do Professor e supervisor do PIBID Biologia Suelino Silva, e teve como Co-orientadora a bolsista do PIBID Biologia Josiane Aguinelo Lima, e os orientandos Gabriella Tavares, Marcos Vinícius e Luara Rocha, que cursam o 1º Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
Com valor nutricional atraente e pela facilidade de criação os insetos têm se tornado uma excelente alternativa alimentar para os seres humanos, mas existe grande receio e repulsa por parte da maioria das pessoas. As larvas do Tenebrio molitor recentemente mudadas são usadas como alimento para animais de estimação: peixes tropicais, pássaros, répteis e pequenos mamíferos insetívoros. É considerado como fonte de proteína animal, carboidrato, matéria fosfatada e fibras digestíveis, se encaixando bem na necessidade alimentar das pessoas.
Na foto da direita para a esquerda, a bolsita Josiane Aguinelo, e os orientandos Marcos Vinícius, Luara Rocha e Gabriella Tavares.
LARVAS DO Tenebrio molitor NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

A apresentação do trabalho da Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano-Câmpus Ceres, foi realizada pelos alunos Carlos Eduardo (autor principal), Jackeline Soares (co-autora) e Vitória Dourado Isarias (co-autora). Com o objetivo principal de informar aos visitantes da feira acerca da importância de se estudar o DNA humano, para a descoberta de diversas patologias, com isso, biólogos, médicos e etc. podem nos proporcionar curas e alívios de mal-estares. O projeto teve a co-orientação da Bolsista do PIBID – Biologia, Daniara Rayane e Silva e como orientador o Professor Supervisor do PIBID – Biologia, Suelino Severino da Silva.
EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE DNA HUMANO

Este trabalho teve como objetivo informar a população visitante da XV Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano - Câmpus Ceres, todos os malefícios que o cigarro pode causar aos fumantes e as pessoas em sua volta. Através de um experimento bem simples e com a união de garrafas PETS, água, cigarro, secador, cola quente e guardanapo, foi esquematizado um pulmão onde foi demonstrado a quantidade de resíduos que o tabaco pode deixar. O projeto contou com a orientação do Professor e Supervisor do PIBID-BIOLOGIA Suelino Severino Silva, como Co-orientadora a Bolsista do PIBID-BIOLOGIA Wendy Cleyce Martins dos Santos e os orientandos Higor Rodrigues de Lima, Jayson Ramos Mota e Matheus Vinícius de Sousa Búzio que cursam o 1º Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Os Alunos ficaram na 3º colocação na categoria Ciências da Saúde.
VENENOS DO CIGARRO

COMO AS ABELHAS ENXERGAM AS FLORES?
O trabalho contou com a orientação do Professor e supervisor do PIBID Biologia THIAGO FERNANDES QUALHATO, e teve como Co-orientadora a bolsista do PIBID Biologia CÍNTIA RODRIGUES OLIVEIRA,e os orientandos ANA CRISTINA, JORDANA LISSA E THAILA SANTOS que cursam o 1º Ano do Curso Técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O objetivo do trabalho é demonstrar a visão das abelhas em um experimento de forma a explicar como esses insetos adaptaram sua visão para a localização do pólen e seu papel na preservação das diversas espécies de plantas na natureza.
Na foto da direita para a esquerda, a bolsita CÍNTIA RODRIGUES, e os orientandas ANA CRISTINA, JORDANA LISSA E THAILA SANTOS.

O trabalho contou com a orientação do Professor e supervisor do PIBID Biologia THIAGO FERNANDES QUALHATO, e teve como Co-orientadora a bolsista do PIBID Biologia CÍNTIA RODRIGUES OLIVEIRA,e os orientandos GABRIEL QUEIROZ, GABRIEL GODINHO E PEDRO QUEIROZ que cursam o 1º Ano do Curso Técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O objetivo do trabalho é sensibilizar jovens estudantes e também a comunidade local para a necessidade da conservação do solo, pela adoção de práticas sustentáveis, além de trabalhar valores indispensáveis à melhoria da qualidade de vida.
Na foto da direita para a esquerda, a bolsita CÍNTIA RODRIGUES, e os orientandos GABRIEL QUEIROZ.
COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
